template loja virtual

Template loja virtual: como escolher

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

Confira algumas dicas para deixar seu e-commerce com aparência profissional

Um visual atraente é responsável pela primeira impressão que o cliente tem do seu e-commerce. Ainda que você tenha produtos incríveis para vender, se eles não estiverem organizados de uma forma lógica e fácil de encontrar, a tendência é que os clientes abandonem seu site e busquem outra opção. Essa é a principal razão para que você dê a devida atenção à escolha do template de e-commerce

template loja virtual

Um template de loja virtual é como uma sala vazia: na hora de escolher, você vai ter a noção de como o site vai ficar depois que o conteúdo for inserido nele: produtos, fotos, vídeos, textos, etc. A estrutura do template contém os menus, banners, widgets, etc. Existem diversos templates oferecidos pelas próprias plataformas de e-commerce, que podem ser personalizados de acordo com a identidade visual da sua loja online. Tudo o que você precisa fazer é escolher aquele que melhor se adapta ao produto ou serviço que você comercializará e ao público que você espera atender. Mas como fazer isso?

Templates para sites: como escolher o melhor?

O template carrega consigo duas responsabilidades: facilitar o trabalho do administrador do site e oferecer ao usuário uma boa experiência. Quando estamos falando de template para e-commerce, fica clara a importância de fazer uma boa escolha: novas páginas serão criadas com uma certa frequência, para cadastrar novos produtos. Além disso, é preciso fazer com que o usuário se sinta motivado a navegar e seguro o suficiente para comprar. 

O resultado de uma escolha ruim no template pode implicar em um aumento na taxa de rejeição do seu site. Essa métrica pode ser encontrada ao analisar seu site no Google Analytics e representa o percentual de visitantes do seu site que não interagiram com ele, apenas visualizaram uma página e desistiram de navegar. Para um e-commerce, uma taxa de rejeição alta significa, por exemplo, que esses visitantes não olharam os produtos e não chegaram até a página de checkout. Ou seja: você perdeu a oportunidade de converter.

3 dicas para escolher um template para loja virtual

Agora que você já sabe o que é um template e qual a sua importância, vamos abordar algumas questões que devem te guiar nessa escolha. O primeiro passo, é entender quais são as necessidades do seu negócio. Sempre mencionamos isso aqui no blog, e é verdade: não existe uma fórmula única que deve ser aplicada à todos os e-commerces. A ideia é sempre buscar soluções que funcionam para o seu caso específico. Mas existem algumas diretrizes que podem guiar qualquer pessoa interessada em escolher um bom template. Dá uma olhada.

Customização

Já falamos anteriormente que é possível personalizar alguns templates com as cores, fontes e outros elementos da identidade visual da sua marca. Certifique-se que o template que você escolher te dará essa opção. É dessa forma que você vai se destacar de outras lojas e apresentar uma aparência totalmente profissional.

Navegação

Oferecer uma boa navegação ao usuário significa garantir que ele encontre aquilo que busca com poucos cliques, de forma simples e intuitiva. O processo de finalização da compra também merece atenção: poucos passos devem dar conta dessa tarefa. Um layout limpo e organizado ajuda muito!

Garanta, também, que o template escolhido se adapta a qualquer tamanho de tela: celulares, tablets, computadores, etc. Templates responsivos são, inclusive, um fator que impacta em SEO.

Carregamento

Falando em SEO, existem outra questão que impacta diretamente no ranqueamento da sua loja e que devem ser pensada na hora de escolher o template: a velocidade de carregamento. Templates pesados demais, ou que necessitam de uma grande quantidade de plugins para funcionar da maneira que você espera aumentam o tempo que o site necessita para carregar completamente, prejudicando a experiência do usuário e a posição do seu site no ranking do Google.  


Montar uma loja online envolve tomar muitas decisões. A escolha do template de e-commerce ideal é mais uma delas. Ainda restou alguma dúvida? Entre em contato com a gente!


Divulgue esse Artigo


0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados