Temporada Black Friday 2018

28/09/2018
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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No dia 19 de setembro, participamos do evento do Google “Temporada Black Friday 2018” e tivemos alguns insights e projeções para data mais importante do comércio eletrônico.

No começo da Black Friday no Brasil, lá em 2010, todas as vendas eram feitas no dia do evento, por meio do computador e os consumidores tinham uma grande expectativa de encontrar produtos em lançamento com super descontos. Foi daí que surgiu o termo “black fraude”: muitas pessoas acabavam decepcionadas por não terem essa expectativa atendida. Porém, com a evolução do evento ano após ano, os consumidores começaram a entender que os produtos em promoção são aqueles que estão em ponta de estoque ou pertencem às categorias mais vendidas. Ou seja, o público foi se educando. Todos saem ganhando quando isso acontece.

O que esperar da Black Friday 2018?

Nesse ano, o Google está tratando como “temporada Black Friday” do início de novembro até janeiro de 2019. Uma forte tendência é pensar em uma temporada que engloba Black Friday, décimo terceiro salário, Natal e, por fim, saldão de janeiro de 2019.

Black Friday:

Na sexta feira, a estimativa é que em todas categorias as buscas aumentem em até 70%, comparadas a um dia normal. No caso da categoria de eletrônicos, esse crescimento pode passar dos 200%.

De acordo com uma pesquisa, somente 9% dos consumidores online afirmam que não vão comprar na BF de 2018. Nessa mesma pesquisa foi registrado que 78% dos consumidores voltaram a comprar ao menos 1 vez na mesma empresa após a sua compra na Black Friday. Isso mostra como é importante oferecer uma experiência satisfatória ao público nessa época.

Décimo terceiro salário:

É esperada a quantia de mais de R$20 bilhões de reais na conta dos brasileiros, sendo uma primeira parcela em 30/11 (sexta-feira: 1 semana após a Black Friday) e a segunda parcela 20/12 (quinta-feira). Essa projeção promete impulsionar as compras via cartão de crédito.

Natal:

No Natal, sempre ocorrem compras de última hora, impulsionadas pelo apelo da data. Em média, os usuários começam a fazer buscas com 15 a 10 dias de antecedência ao evento. Vale destacar que boa parte das vendas acontecem offline ou no omnichannel. Uma boa estratégia para não perder vendas no e-commerce é estruturar uma logística capaz de realizar as entregas dos pedidos antes dos feriados de fim de ano.

Final de ano:

O final do ano é a época em que os brasileiros desejam se renovar. É esperado um aumento de mais de 2 bilhões de buscas com os termos: mudar a vida, aprender algo novo, adquirir hábitos e outros. Invista na produção de conteúdo inspirador para que seus consumidores enxerguem a sua marca como referência.

O que esperar da Black Friday em 2018?

A Black Friday está se tornando um evento que engloba todas categorias. Veja alguns termos que tiveram aumento de busca no último ano:

  • Vanish: aumento de 52%;
  • Santander abrir conta: aumento de 41%;
  • Dove: aumento de 68%;
  • Sabão em pó omo: aumento de 382%;
  • Vinhos: Aumento de 139%;

Porém, a cada ano que passa, o consumidor se torna mais exigente. Por isso, separamos alguns atributos importantes para alcançar o sucesso. Confira:

Mobile:
Cerca de 6.4% dos usuários desejam ter facilidade de uso do e-commerce em seu smartphone e cerca de 6.7% esperam ter um bom aplicativo;

Experiência:
Os consumidores desejam ter atendimento online no site e cerca de 8.2% esperam ter sites rápidos e uma boa usabilidade.

Multicanais:
O tempo de entrega é a maior preocupação dos consumidores, assim como as opiniões dos produtos que desejam comprar.Acreditamos que mais de 70% das buscas no dia vão ser mobile e as vendas através do celular podem ultrapassar 50% do total.

Aumento de volume de pesquisa:

Dias que antecedem a BFQuinta-feiraSextaFinal de semana pós
Compras totais13%15%62%9%

Dicas importantes:

  • Quanto maior o ticket médio, com mais antecedência os usuários começam a acompanhar a variação de preços. Em setembro esse movimento já começa a acontecer.
  • 86% das pessoas pesquisam online sobre um produto mesmo que a compra seja offline;
  • O preço ainda é o maior decisor de compra;
  • 78% dos internautas acreditam que a Black Friday no Brasil ainda é “BlackFraude”;
    Nesta temporada 50% dos consumidores desejam ter “relacionamento” com a mesma marca;
  • Na semana da Black Friday, o aumento de download de aplicativos chega a 223%;
  • As oportunidades para sua empresa vão muito além da Black Friday: mantenha o ritmo ao longo de toda temporada de consumo.

Está é uma das épocas mais concorridas do ano. Por isso, inicie o quanto antes o seu planejamento. O que você espera da Black Friday em 2018?

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