As 5 tendências de marketing que você deve acompanhar em 2018

26/01/2018
Mulher utilizando aparelho para realidade virtual
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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O marketing digital tem se mostrado uma ferramenta poderosa de divulgação. Trata-se de um recurso mais acessível e democrático para marcas que não têm o budget necessário para anunciar em grandes mídias, mas altamente eficaz.

As tendências de marketing vêm se atualizando conforme o maior alcance e a popularização desse tipo de trabalho entre as empresas. Algumas das mudanças que podemos acompanhar são:

  • a valorização do acesso mobile;
  • as pesquisas por comando por voz;
  • o crescimento da participação de influenciadores digitais.

O uso de vídeo em redes como Instagram e Facebook também aumentou consideravelmente — e deve continuar em alta. Para começarmos bem o ano, separamos 5 tendências de marketing que você deve acompanhar para impulsionar o crescimento de sua empresa. Confira!

1. Chatbots

Os chatbots (ou assistentes virtuais) estão exercendo um papel cada vez mais importante no atendimento, apoiando o relacionamento com clientes. Empresas como Google, Facebook e Amazon, por exemplo, já apostam nessa tecnologia — e a expectativa é que seu uso aumente.

O uso da inteligência artificial vai melhorar a experiência do público e oferecer um atendimento mais rápido e direto. Uma pesquisa da Gartner afirma que, até 2020, as pessoas terão conversado mais com esse tipo de tecnologia do que com seus parceiros.

2. Realidade virtual

A realidade virtual começa a ocupar espaço na decisão de compra do cliente, permitindo uma melhor visualização do produto ou serviço. Trata-se de uma tecnologia que já está sendo usada por imobiliárias, por exemplo.

Essa tendência indica a importância do investimento em conteúdo visual para atrair o público e aumentar o alcance da marca.

3. Social media search

As mídias sociais tendem a assumir um peso ainda maior no relacionamento entre cliente e marca. Elas já são usadas para a divulgação e a interação, mas estarão mais presentes nas avaliações e recomendações, podendo até mesmo concorrer com motores de busca, como o Google.

Aproveite esse movimento para caprichar ainda mais no conteúdo postado nas redes. Dê muita atenção ao atendimento aos seguidores por meio desses canais e busque engajamento, sem se ater apenas à divulgação.

4. Big data

A coleta e o uso de dados em decisões estratégicas estão presentes de maneira maciça não só no marketing, mas em setores como Recursos Humanos, por exemplo. Entender as necessidades e os desejos dos clientes é um fator primordial para construir um planejamento de divulgação eficiente e capaz de alcançar excelentes resultados.

Todas as informações relativas ao comportamento do consumidor são registradas. Ter uma tecnologia capaz de classificar e organizar esse volume imenso de conhecimento e traduzi-lo em insights será vital para manter a competitividade da marca.

5. Engajamento emocional

Os clientes respondem, cada vez mais, às marcas que o envolvem emocionalmente, defendendo ideias e divulgando campanhas que trabalhem com valores considerados importantes para suas respectivas realidades. Investir em storytelling e estabelecer vínculos com o público são estratégias que estão em crescimento.

Agora que você já conhece as principais tendências de marketing que ajudarão no crescimento de seu negócio em 2018, que tal aproveitar para assinar nossa newsletter? Assim, você receberá conteúdos exclusivos sobre e-commerce e divulgação na internet!

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