teste de usabilidade

Teste de usabilidade: o que é e como fazer

Por Pablo Ribeiro

Divulgue esse Artigo

Um dos principais critérios de avaliação do Google quando falamos de SEO é a usabilidade de um site. Você sabe o que é isso? 

Existem muitos fatores que podem influenciar no desempenho de uma loja virtual. Por isso, antes de investir pesado em conseguir mais clientes, primeiro é preciso avaliar se o seu site tem tudo que é preciso para recebê-los. Quem dá a dica é o próprio Google, que faz do User Experience um dos critérios mais importantes para o ranqueamento nos resultados orgânicos. 

UX, User Experience ou Experiência do Usuário é um termo usado para definir as sensações e impressões que alguém tem quando entra em contato com um serviço ou produto. Ou seja, quando usamos essa expressão para nos referir a um site, quase sempre estamos falando sobre a interação entre a pessoa e a interface dele. 

Nesse sentido, uma boa experiência do usuário significa navegar entre categorias e páginas sem dúvidas, conseguir encontrar todas as informações que procura e concluir todas as solicitações de forma simples. É um trabalho conjunto entre desenvolvedores, designers e criadores de conteúdo criar um site capaz de proporcionar uma boa experiência ao usuário.

teste de usabilidade

O que é um teste de usabilidade?

Existem alguns princípios de usabilidade que ajudam os profissionais de criação a desenvolverem interfaces. De acordo com Jackob Nielsen, considerado o pai do conceito de usabilidade para o web, existem 10 regras que precisam ser respeitadas. Esses princípios ficaram conhecidos como 10 heurísticas de Nielsen. São eles:

  • Visibilidade do status do sistema
  • Correspondência entre o sistema e o mundo real
  • Liberdade e controle ao usuário
  • Consistência e padrões
  • Prevenção de erros
  • Reconhecimento em vez de memorização
  • Flexibilidade e eficiência
  • Design minimalista
  • Ajuda no diagnóstico de erros
  • Documentação de ajuda 

Colocados em prática, esses princípios fazem com que o usuário não precise pensar quando acessa um site. Todas as informações já esperam por ele no lugar certo, bem como as alternativas de ajuda caso ele precise de uma mãozinha a mais. Textos, cores, formas… tudo é projetado pensando em tornar o processo fluido e descomplicado.

O teste de usabilidade é uma forma de checar se, na prática, todos esses princípios estão funcionando. O teste pode ser feito presencialmente ou via videoconferência e com quantas pessoas for necessário para chegar a um veredito. Entretanto, é necessário que os escolhidos não conheçam o seu site.

Teste de usabilidade: 3 passos para analisar a UX do seu site

Agora que você já sabe o que é usabilidade e por que ela é importante, chegou a hora de aprender a elaborar e aplicar um teste. Veja como fazer isso em 3 passos simples:

O que testar?

Antes de começar um teste, levante hipóteses que podem precisar ser melhoradas no seu site e mantenha o foco nelas. Crie um roteiro com um objetivo específico e a ser alcançado e questões que podem levar a ele. Por exemplo, se você desconfia de problemas para sobrepor filtros de busca, pode orientar o teste para esclarecer essa suspeita.

Crie tarefas realistas 

O objetivo do teste é simular um uso realista do site. Por isso, proponha aos voluntários que executem uma tarefa cotidiana, que pode acontecer todos os dias em sua loja. Retomando o exemplo anterior, você poderia pedir a alguém para comprar um produto em uma determinada cor e tamanho.

Analise o resultado

Nem sempre o resultado encontrado vai ser o que você espera. O mais importante é rastrear o comportamento do voluntário enquanto ele passeia pelo seu site e executa a tarefa solicitada. Uma boa dica é orientar o usuário para que ele pense em voz alta. Ou seja, vocalize todos os pensamentos, impressões e sentimentos que ele tem enquanto navega. Você pode ter insights que não imaginou que aconteceriam!


Divulgue esse Artigo


0 comentário (s):


O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cancelar

Artigos relacionados