Tipos de plataforma de e-commerce

Por Pablo Ribeiro

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Conheças as particularidades de cada plataforma e saiba como escolher a mais adequada para o seu negócio.

Como montar uma loja virtual é uma dúvida frequente entre os empreendedores digitais de primeira viagem. Além de pensar em soluções de logística, formas de pagamento e marketing, também é necessário se informar bem antes de dar um dos passos mais importantes da fase inicial de desenvolvimento de uma loja online: a escolha de uma plataforma de e-commerce que atenda as necessidades técnicas do projeto.

A plataforma de e-commerce é o sistema através do qual a loja virtual é construída e gerenciada. A inclusão de produtos, a administração do estoque e eventuais manutenções de preços, por exemplo, são funções executadas através dela. Portanto, é preciso entender quais as diferenças entre os tipos de plataforma de e-commerce disponíveis no mercado, para então descobrir se eles atendem suas necessidades.

Tipos de plataforma de e-commerce

Loja virtual não é tudo igual! Para atender cada tipo de empreendimento – e também cada tipo de gestor – existem diferentes plataformas, com particularidades que vão desde preço à facilidade no manuseio das funções. Veja a seguir os 4 tipos de plataforma de e-commerce disponíveis no mercado atualmente.

Plataforma Open Source

Open Source quer dizer Código Aberto, ou seja, um código fonte que pode ser adaptado. No caso específico de uma plataforma de e-commerce open source, o lojista pode fazer alterações em relação ao layout e às funcionalidades que ela apresenta, através de plug-ins. Esse tipo de plataforma é ideal para quem não dispõe de muitos recursos para investir, já que não são cobradas taxas ou licenças. Basta fazer o download e instalar o código.

Entretanto, se você não possui conhecimento técnico para fazer a instalação e a customização, pode sentir necessidade de contratar um profissional de TI ou uma agência digital para deixar a loja virtual pronta para operar. Arriscar fazer esse processo sem estar qualificado para isso pode deixar sua loja vulnerável a invasões, por exemplo. Esse custo deve ser considerado na hora da escolha. A hospedagem também fica por conta do lojista, que não vai poder contar com nenhum tipo de manutenção e suporte.

Plataforma proprietária

Ao contrário da Open Source, uma plataforma de e-commerce proprietária requer a compra de um código fonte desenvolvido por uma empresa ou um profissional. Geralmente, esse pagamento é feito no ato do contrato e renovado anualmente. Pagar pelo uso do código, entretanto, não exclui gastos com hospedagem e criação de layout, assim como não dispensa ajuda profissional na hora da configuração.

Plataforma SaaS

SaaS é uma sigla para Software as a Service. Ela utiliza a computação em nuvem para criar a estrutura para lojas virtuais. Esse modelo é o atual queridinho dos lojistas, inclusive de gigantes como Spotify e Netflix. A plataforma de e-commerce SaaS costuma ter um preço atraente e tempo de implantação reduzido, já que utiliza um mesmo software para todos os clientes. O pagamento, em geral, é mensal e inclui manutenção e suporte. Um dos principais pontos negativos são as limitações encontradas na personalização, já que somente o proprietário do software consegue ter acesso ao back end.

Plataforma própria

É possível criar uma plataforma de e-commerce do zero, com a ajuda de uma equipe de especialistas em TI. Essa opção dispensa o custo de aquisição e mensalidades, porém nem de longe é mais econômica por conta disso, justamente por causa da necessidade de recrutar profissionais. A vantagem desse tipo de plataforma é a possibilidade de desenvolvê-la exatamente como desejar. Porém, a responsabilidade da manutenção também fica a cargo de seu proprietário.

Como você pode ver, escolher uma plataforma de e-commerce é uma das tarefas mais delicadas quando se decide criar uma loja virtual. Nosso conselho é que você busque a ajuda de uma agência digital especializada em e-commerce, como a M3. Assim, você pode ficar tranquilo para focar em todas as outras decisões que vão tornar sua loja única.


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