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Tudo sobre redes sociais: as melhores estratégias para vender mais

Por Pablo Ribeiro

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Veja como aproveitar tudo sobre redes sociais para impulsionar sua marca e gerar conversões

As redes sociais são um fenômeno moderno. Elas alteraram a forma como nos relacionamos com pessoas, como consumimos e como passamos nosso tempo. Pense no quanto é comum ver pessoas atentas aos seus smartphones nos transportes públicos, por exemplo. Diariamente, uma infinidade de novos posts são feitos, novas fotos são compartilhadas e o interesse das pessoas se renova. 

Acima de tudo, esse comportamento é muito benéfico para as marcas. As plataformas, ao perceberem essa tendência, começaram a criar novas funcionalidades que, quando bem exploradas, aumentam o engajamento do público, conquistam novos seguidores e fazem com que sua marca seja lembrada. Portanto, se você ainda não utiliza as redes sociais para sua empresa, está perdendo um tempo valioso!

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Nesse artigo, vamos apresentar algumas formas de trabalhar nas redes sociais como um profissional, criando conteúdos relevantes que vão aproximar sua marca do público que você deseja atingir.

Instagram: sua empresa em imagens

Parece que foi ontem que o Instagram era utilizado basicamente para selfies e fotos de prato de comida com filtros. A cada ano que passa, a rede se aprimora e conquista ainda mais adeptos. Como resultado, Instagram tem sido, inclusive, apontado por especialistas como o responsável por manter o crescimento do Facebook, empresa da qual ele faz parte. Analistas da Jefferies, empresa americana de serviços financeiros, estimam que o Instagram atingirá 60% de crescimento em 2019. Eles também apostam em um crescimento no número de usuários, um aumento no tempo de uso da plataforma por cada um deles e também mais investimentos em anúncios. Ou seja: você tem motivos de sobra para não ficar fora dele!

Veja a seguir algumas funcionalidades que essa ferramenta disponibiliza e ideias para explorá-las.

Construção de feed

Há quem ache que ter um feed bonito é mera vaidade, mas convenhamos: abrir o perfil de uma marca e se deparar com um feed bem construído, com fotos de qualidade postadas de modo que haja uma harmonia no mosaico da tela é sempre surpreendente. 

Planejar com antecedência e utilizar aplicativos para agendamento de posts são atitudes que vão garantir ao perfil da sua marca uma aparência profissional. Invista em intervenções gráficas, brinque com as fileiras, deixe a criatividade fluir!

Parceria com influencers

O Instagram é um celeiro de influencers, assim como o Youtube, mas com algumas vantagens: a geolocalização dos posts, as Hashtags e a possibilidade de marcar perfis em posts e stories faz dessa rede social uma opção perfeita para divulgar produtos e serviços. 

Você não precisa contratar os maiores influencers do momento para fazer sua marca se tornar mais conhecida. Invista nos microinfluencers, que têm um alcance menor, porém têm um público mais nichado. Selecione os perfis por região ou por assunto.

Stories

Os stories são publicações que desaparecem em um período de 24 horas. Essa volatilidade pode ser muito bem aproveitada por sua marca, criando ações capazes de engajar o público. Uma das vantagens dos stories é, por exemplo, a possibilidade de incluir links, algo que não acontece nos posts.

Lembre-se de produzir conteúdos sempre na vertical, que é o formato padrão desse tipo de publicação. Dê um ar humanizado aos seus conteúdos incluindo gifs, stickers, texto e outros “enfeites” disponibilizados pelo Instagram.

IGTV

O Instagram TV – ou simplesmente IGTV – foi a solução da plataforma para o fato de só suportar vídeos de até 1 minuto nos posts e 15 segundos em cada story. No IGTV, você pode postar vídeos de até 10 minutos (ou 1 hora, caso sua conta possua o selo de verificada pelo Instagram). 

Assim como nos stories, o conteúdo precisa ser produzido na vertical. Mas o importante mesmo é criar vídeos em alta qualidade, com um roteiro bem construído. Algo realmente relevante e envolvente.

Facebook: a rede mais utilizada

Mesmo depois dos escândalos da Cambridge Analytica, que abalaram a confiança dos usuários, o Facebook segue sendo a rede social mais utilizada do Brasil. São mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo, e mais de 100 milhões em nosso país. Portanto, é impossível ignorar a magnitude dessa ferramenta, inclusive para negócios.

A prova disso é que, mesmo para quem quer usar funcionalidades que estão no Instagram, como o Instagram Shopping, é preciso utilizar os recursos do Facebook. Veja a seguir 3 dicas para aproveitar ao máximo essa rede:

Conteúdo compartilhável

O compartilhamento é uma das funções que faz do Facebook uma rede tão poderosa. Notícias e outros conteúdos são espalhados em uma velocidade e alcance incríveis. Use essa característica a seu favor, criando conteúdos com alto potencial de compartilhamento: boas imagens, vídeos curtos com mensagens interessantes, histórias bem humoradas ou emocionantes… produza o conteúdo que você gostaria de mostrar aos seus amigos.

Canal de comunicação 

O Facebook também pode ser o canal de comunicação perfeito entre sua marca e seus clientes. Configure o horário de atendimento em sua fanpage e considere utilizar chatbots para agilizar esse contato. Considerando que a maioria das pessoas ao redor de nós possui um perfil nessa rede, não é difícil imaginar que elas possam utilizá-los para se comunicar. 

Anúncios 

Anunciar no Facebook é a única forma de garantir que seus posts terão o alcance esperado. Desde que a tendência de monetizar as redes sociais começou, os posts que contam somente com o alcance orgânico não costumam fazer muito sucesso. A boa notícia é que o próprio Facebook disponibiliza materiais que ensinam a criar anúncios e relatórios bem completos para que você acompanhe os resultados.

Tudo sobre redes sociais: 3 dicas de gestão

Agora que já falamos sobre as duas principais redes sociais da atualidade, vamos compartilhar algumas dicas de gestão de redes sociais utilizadas por profissionais e agências. Elas vão te ajudar a colocar as prática as ideias que surgiram até aqui. Confira:

Planejamento

Um grande erro cometido por quem não tem experiência em gerir redes sociais é deixar para produzir o conteúdo no dia em que ele vai ao ar. Uma boa dica é fazer um planejamento mensal e utilizar aplicativos de agendamento de publicações para adiantar esse trabalho. 

Periodicidade

Não poste tão pouco a ponto dos seus seguidores se esquecerem de você, nem tanto que faça com que eles enjoem. Encontrar a periodicidade ideal é uma questão de testes.

Mensuração

Não deixe de analisar os resultados de cada post para entender o que funciona melhor para sua estratégia. Anote tudo: dia, horário, tipo de conteúdo, hashtags utilizadas, etc. Posteriormente, analise esses dados e refine seu planejamento para o próximo ciclo.

Precisa de apoio para elaborar uma estratégia para as redes sociais da sua marca? Certamente nós podemos te ajudar! A M3 é composta por um time de especialistas que entende tudo sobre presença online. Conte com a gente!









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