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Vendas online: saiba como precificar seus produtos

Por Pablo Ribeiro

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Na dúvida sobre como chegar a um preço justo para seus produtos? Confira nossas dicas de vendas online

O e-commerce tem desafios únicos e enfrentar a concorrência na hora de fechar vendas online é um dos principais deles. Para o público, é muito fácil migrar de um site para outro em busca do melhor preço e das melhores condições (como valor de frete mais baixo, por exemplo). Esse fato cria um ambiente super competitivo, que estimula os lojistas a estudarem a melhor forma de precificar seus produtos, sem falar na negociação com fornecedores e nas ações de marketing para atrair visitantes.

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Obter mais lucro ou buscar a satisfação do cliente? É possível encontrar um equilíbrio entre essas duas vontades na hora de estipular preços para suas mercadorias. Essa é uma tarefa que requer um pouco de cuidado, já que também é preciso se certificar que todos os custos de operação serão cobertos, que é possível conceder descontos e que os resultados em vendas podem melhorar gradativamente. Não sabe como fazer isso? Continue lendo o artigo e descubra.

Vendas online: 3 dicas para definir os preços dos seus produtos

Encontrar o preço exato para cada produto que você vai vender passa por entender profundamente o funcionamento da sua loja. Acima de tudo, os gastos fixos e variáveis da sua empresa precisam ser considerados. Afinal, ninguém quer fechar o mês no vermelho, não é mesmo? Faça um levantamento dos seguintes valores:

  • Gastos relacionados à fabricação dos produtos: fornecedores, mão de obra, matérias primas, embalagens e outros custos relativos à obtenção do produto que você vai vender.
  • Despesas como energia elétrica, água, aluguel, internet e outros ativos envolvidos na operação da sua loja.
  • Gastos com transporte de mercadorias, comissão de funcionários, impostos e tributos, operadoras de cartão de crédito, comissionamento de marketplaces, etc.

Tendo esses valores em mãos, você estará pronto para definir os preços de seus produtos. Veja 3 dicas para obter sucesso nessa tarefa e conseguir mais vendas online.

Defina uma margem de lucro

Preços baixos demais podem comprometer a saúde financeira da sua loja online, enquanto preços altos demais vão afastar os clientes. O segredo para o equilíbrio é definir uma margem de lucro justa. Chegar ao lucro é simples: basta calcular a diferença entre o faturamento e as despesas. 

No entanto, não existe uma margem ideal, comum à todas as empresas. Você deve observar a margem praticada pelo mercado e as suas próprias necessidades. A margem de lucro também vai compor o preço final do produto.

Conheça seu público

Fazer um estudo aprofundado das características do público que você pretende atingir é importante em vários aspectos. A comunicação, os canais escolhidos, o mix de produtos e, claro, o preço de cada um deles são diretamente afetados pelo tipo de público que você vai atender. 

Entender seu público vai te ajudar a chegar nos seus concorrentes. Ou seja, todas as informações que você obter durante essa investigação vão te ajudar a ajustar seus preços ou, ao menos, te dar uma boa noção do mercado em que você deseja entrar.

Utilize fórmulas 

As dicas que demos até agora vão te dar uma noção ampla dos fatores que evam ao preço final. Entretanto, se você deseja um método mais assertivo para chegar a esse número, algumas fórmulas matemáticas podem te ajudar. A principal delas é o Índice de Comercialização, que considera algumas variáveis comuns à várias empresas:

índice de comercialização

Para encontrar o  Índice de Comercialização, divida o número 1 pelo resultado. Na hora de precificar cada produto, multiplique seu custo pelo índice. Esse será o preço de venda.

Uma vez que você aprenda a precificar seus produtos, não pare por aí! Busque sempre novas formas de calcular e de baratear esse custo, até chegar em um resultado que seja tão bom para você quanto para seus clientes. Boas vendas!





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