Vendas pelas redes sociais: descubra como atrair mais compradores

20/02/2018
Pessoa pesquisando no google pelo celular
Por pablo.ribeiro Publicado em sem comentários

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Não há mais como negar a importância da presença online para qualquer negócio que queira aumentar as vendas pelas redes sociais. Nesse exato momento, os seus clientes estão com os celulares em mãos ou em frente a um computador. E, assim como você, também buscam facilidades e comodidades na web, inclusive para comprar, já que o tempo é curto e aquela ida pessoalmente à loja física está cada vez mais difícil de acontecer.

Se você já tem o seu e-commerce ou está planejando criá-lo (corra!), tenha em mente que apenas o site pode não ser suficiente. Atualmente, as vendas pelas redes sociais são uma fatia importante desse tipo de negócio, e é preciso estar conectado e ativo nessas mídias para garantir o seu sucesso digital e os seus lucros reais.

Mas se você não sabe bem como começar a agitar as suas redes sociais em favor das vendas, basta continuar acompanhando o nosso texto e conferir valiosas dicas de como atrair mais compradores.

Identifique as redes sociais mais adequadas

Assim como você certamente fez um estudo de mercado para decidir onde abriria a sua loja física, também é preciso conhecer o seu consumidor para saber onde encontrá-lo nesse vasto mundo virtual.

Sim! As redes sociais são diferentes e atraem pessoas diferentes, com um determinado comportamento e buscando conteúdos distintos. Um usuário do Twitter, por exemplo, está mais interessado em notícias rápidas, enquanto quem mantém uma conta no Instagram é atraído por imagens. Já o Facebook oferece de tudo um pouco: notícias, bate-papo, fotos, vídeos e muito mais. Vale a pena conhecer as formas de mídia paga de cada uma das plataformas.

Mas é claro que essas são apenas algumas das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Existem outras e você deve estar atento ao perfil do seu consumidor para estar lá, junto com ele.

Foque o relacionamento com o cliente

Agora que você já está perto do seu cliente nas redes sociais mais indicadas, é hora de conversar com ele, mostrando a sua marca, seu produto ou serviço. Mas é importante lembrar que, hoje em dia, o consumidor não é mais um agente passivo no processo de compra. Não existe mais (ao menos, não nas redes sociais) aquela pessoa que recebe a comunicação de uma empresa e faz as suas escolhas sem muitos questionamentos.

O comprador digital faz pesquisas sobre aquilo que precisa e o que existe de melhor dentro desse segmento no mundo (isso mesmo, os seus concorrentes podem estar em qualquer lugar!). Além disso, ele quer conversar, expor as suas opiniões e compartilhar a experiência que teve com a sua empresa, seja ela boa, seja ela ruim.

Por isso, esteja sempre aberto a ouvir o que ele tem a dizer: se o consumidor tem um problema, busque solucionar da melhor, mais rápida e mais simpática forma possível; se tem uma sugestão, avalie e procure atendê-lo; se ele tem dúvidas, esclareça instantaneamente, afinal, quem está online tem pressa.

Agindo dessa maneira, você transformará as redes sociais em canais de comunicação mais humanizados e próximos de cada um de seus clientes, fazendo com que eles se sintam únicos e especiais.

Segmente bem as suas campanhas

Além de manter-se próximo ao seu consumidor, uma outra forma bastante eficiente de fazer com que ele se sinta especial e compreendido é oferecendo uma comunicação bastante segmentada. As redes sociais não têm espaço para aquelas campanhas mais tradicionais, que transmitem uma única mensagem para toda a massa na televisão, no rádio ou nos jornais, por exemplo.

Felizmente, as novas mídias têm um custo bem inferior quando comparadas às tradicionais, e é possível fazer diversos tipos de segmentação, como escolher o público a ser impactado a partir de sua localização, idade ou dados mais específicos, como o comportamento do usuário na rede, as páginas que ele visita, entre outros.

Uma outra vantagem desse tipo de comunicação é que você pode parar as suas campanhas a qualquer momento, reestruturá-las e começar de novo, sem grandes custos ou complicações. Dessa forma, é possível avaliar o que está funcionando melhor e adaptar a sua mensagem para atrair mais clientes, otimizando o ROI (Retorno sobre o Investimento) de marketing.

Crie conteúdo variado e de qualidade

Mais do que oferecer as suas ofertas ou preços imbatíveis, crie um bom conteúdo para agradar o seu público e atraí-lo até o seu e-commerce. Essa estratégia de Inbound Marketing tem se mostrado altamente eficaz para que o consumidor siga a sua jornada até o momento da compra. Não se assuste com o termo: o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que busca atrair a atenção do consumidor, e um de seus pilares é o marketing de conteúdo.

Para começar, você pode criar um blog referente ao que a sua empresa oferece. Por exemplo: se você vende bebidas, mantenha um blog (sempre atualizado, é claro) sobre o universo das bebidas, com curiosidades, dicas e outras informações que possam ser interessantes para o seu cliente.

Lembre-se de que, muitas vezes, o usuário faz uma simples busca na internet sobre “vinhos” e acaba encontrando o seu blog, que o leva até as suas redes sociais e à sua loja virtual. De repente, o seu produto é a solução que ele busca e a compra já está sendo finalizada.

Fique de olho na concorrência

Não, a nossa dica nada tem a ver com copiar as estratégias da concorrência. Mas, ao mesmo tempo em que é importante saber o que os seus concorrentes estão fazendo para atrair os seus clientes, é válido ficar atento às possibilidades que eles estão utilizando dentro das redes sociais. Isso porque as plataformas oferecem atualizações constantes em suas formas de anunciar e, por vezes, o seu concorrente pode acabar lhe mostrando um novo recurso que passou despercebido por você.

As vendas pelas redes sociais são mesmo indispensáveis para qualquer negócio que queira prosperar dentro ou fora do universo digital. Mas saiba que, além de vender, essas mídias são uma grande ferramenta para fortalecer a sua marca, criando seguidores fieis e engajados.

Gostou do nosso artigo e quer saber como a sua empresa pode fortalecer a presença digital? Veja 5 ótimas dicas neste post!

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