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Viver de e-commerce: é hora de apostar tudo em sua loja?

Por Pablo Ribeiro

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Saiba como identificar o momento certo de se dedicar exclusivamente ao seu e-commerce

O Brasil está passando por um verdadeiro boom de empreendedorismo. A cada ano, o recorde de abertura de novas empresas vem sendo batido, especialmente por conta de modalidades que tornam esse processo mais simples e menos custoso, como o Microempreendedor Individual – MEI. Viver de e-commerce é um sonho comum a muitos trabalhadores.

Grande parte desses novos empresários escolhe o e-commerce para empreender, já que essa área também vem registrando um crescimento impressionante e, em sua fase inicial, pode ser administrado facilmente, consumindo poucas horas do dia e permitindo que o novo empresário se mantenha empregado em outra empresa. 

É mais ou menos dessa forma que muitos e-commerces começam. Entretanto, se tudo sair como o esperado, chegará o momento em que será preciso se dedicar um pouco mais à loja virtual, para que ela cresça ainda mais, mesmo que ela ainda não esteja rendendo o lucro esperado. Como saber se chegou a hora de empreender pra valer? É isso que vamos abordar no artigo de hoje.

E-commerce na prática: você está pronto para se dedicar somente a ele?

É normal que quando um empreendimento comece a render frutos, nossa motivação para trabalhar em empregos formais diminua consideravelmente. A vontade é reunir todos os esforços para chegarmos na meta, que no caso de uma loja virtual pode ser traduzido em volume de vendas.

Porém, antes de tomar a decisão de viver de e-commerce, é preciso pensar estrategicamente, já que para crescer no comércio eletrônico os investimentos com marketing digital e com um mix de produtos interessantes no estoque são indispensáveis para chamar a atenção do público.

Você se identifica com esse momento? Está na dúvida sobre o que fazer daqui em diante? Confira a seguir 3 dicas para analisar sua situação e dar um passo acertado.

Planejamento sólido

Antes de tornar o e-commerce a sua única fonte de renda, é preciso ter um plano claro e bem estruturado das suas próximas ações. A falta de tempo deve ser o único impeditivo para colocá-las em prática. Se você não elaborou um plano de negócios no começo da operação da sua loja, esse pode ser o momento perfeito. Já falamos aqui no blog sobre algumas dicas para abrir um e-commerce de sucesso, e o plano de negócios ficou no topo da lista.

Resultados consistentes

Você tem o costume de analisar os resultados que a sua loja online vem obtendo? É possível acompanhar esses dados através do Google Analytics, por exemplo. A plataforma traz um apanhado de informações essenciais para entender o que vem dando certo e o que pode ser melhorado em sua loja. Através de relatórios periódicos, você pode analisar se o seu empreendimento vem crescendo ao longo do tempo ou não. Fazer esse estudo e entender em qual momento sua loja se encontra é fundamental para dar um passo consciente.

Reserva financeira

Você tem um plano de negócios estruturado e entende que, para alcançar melhores resultados, seu negócio precisa de mais atenção. O último ponto a ser analisado é se há uma reserva financeira para enfrentar algum tempo sem receita fixa. É preciso considerar inclusive os investimentos necessários para a expansão do e-commerce, os custos operacionais e os seus custos pessoais. Sabendo que o retorno pode demorar um pouco a chegar, é preciso cuidar para que a desmotivação não chegue primeiro.

Viver de e-commerce não é uma tarefa fácil, mas pode ser muito recompensadora. Para alcançar essa meta, é preciso planejamento e vontade de fazer acontecer. Esse é o seu caso? Então siga nossas dicas e conte conosco para fazer da sua loja online o seu principal projeto.

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